
Por Carolina Vellei
Publicado em 25 jun 2015, 23h13
No Enem
2014, apenas 250 pessoas tiraram nota máxima na redação. Sabe qual a
porcentagem que esse número representa do total de participantes? Apenas 0,004%
(mais de 6,1 milhões de candidatos fizeram a prova). Para o Inep,
instituto responsável pela aplicação do exame, esses foram os
estudantes que cumpriram todas as competências exigidas pela prova. Por
isso, é importante conhecer os critérios de avaliação usados pelos corretores
para saber como produzir um texto digno de nota 1000. Conheça abaixo as 5
competências exigidas pela banca:
1. Demonstrar domínio da
modalidade escrita formal da língua portuguesa
Esse é o
requisito fundamental para tirar uma boa nota. Para atender a essa exigência,
você precisa ter consciência da diferença entre a modalidade escrita
e a oral, bem como entre registro formal e informal. Não é porque na
oralidade falamos “pra” que devemos escrever assim no texto. Evite contrações
(pra, pro, numa…) e prefira escrever a palavra toda (para, para o, em uma…),
fuja das gírias e de repetições. Além disso, na redação do seu texto, você deve
procurar ser claro, objetivo e direto, empregar um vocabulário mais
variado e preciso, diferente do que utiliza quando fala, e seguir as
regras estabelecidas pela modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
O texto dissertativo-argumentativo escrito exige que
alguns requisitos básicos sejam atendidos corretamente:
· Concordância
nominal e verbal;
· Regência
nominal e verbal;
· Pontuação;
· Flexão de
nomes e verbos;
· Colocação
de pronomes oblíquos (átonos e tônicos);
· Grafia das
palavras (inclusive acentuação gráfica e emprego de letras maiúsculas e
minúsculas); e
· Divisão
silábica na mudança de linha (translineação)
DICA: Usar
o rascunho é essencial para evitar esses erros.
2. Compreender a proposta de
redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o
tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em
prosa
O Enem não
quer que o texto do participante tenha caráter apenas expositivo, porque
isso não é fazer uma dissertação-argumentativa. É preciso apresentar
um texto que expõe um aspecto relacionado ao tema, defendendo uma posição,
uma tese. Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores,
porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema
e não para limitar sua criatividade. É nessa competência que o Enem espera
ver o seu conhecimento de mundo. Utilizar informações de várias fontes (livros,
filmes, exposições) demonstra que você está atualizado em relação ao que
acontece no mundo. Mas, atenção! Mantenha-se dentro dos limites do tema
proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Fuga do tema é
um dos principais problemas identificados nas redações que levam nota zero.
3. Selecionar, relacionar,
organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de
um ponto de vista
O terceiro
aspecto a ser avaliado no seu texto é a forma como você
seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. O seu texto
precisa apresentar, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos
que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática exigida
pela proposta de redação. Esta competência trata da inteligibilidade do texto,
ou seja, da sua coerência. Coerência tem a ver com o encadeamento das ideias.
Cada parágrafo precisa apresentar informações novas, mas coerentes com o
que já foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos.
É um desafio e tanto!
4. Demonstrar conhecimento dos
mecanismos linguísticos necessários para a argumentação
Nessa
competência são avaliadas a estruturação lógica e formal entre as partes da
redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos
estabeleçam entre si uma relação que garanta a sequenciação coerente do
texto e a interdependência entre as ideias (está ligada à competência 3,
também). Esse encadeamento pode ser expresso por conjunções, por determinadas
palavras, ou pode ser inferido a partir da articulação dessas ideias.
Preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais são responsáveis pela
coesão do texto, porque estabelecem uma inter-relação entre orações, frases e
parágrafos. É importante frisar: cada parágrafo deve ser composto de um ou mais
períodos também articulados e cada ideia nova precisa estabelecer
relação com as anteriores.
5. Elaborar proposta de
intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
O quinto e
último aspecto a ser avaliado no seu texto é a apresentação de
uma proposta de intervenção para o problema abordado. Por isso, a sua
redação, além de apresentar uma tese sobre o tema, apoiada em argumentos
consistentes, deve oferecer uma proposta de intervenção na vida social, ou
seja, uma “solução” para o problema. Essa proposta deve considerar os
pontos abordados na argumentação e deve se relacionar diretamente com a
tese desenvolvida no texto e ter coerência com os argumentos utilizados,
já que expressa a sua visão, como autor, das possíveis soluções para a
questão discutida. A proposta de intervenção precisa ser detalhada para permitir que
o leitor julgue a sua “exequibilidade” (a capacidade de ser posta em
prática). Por isso, é bom detalhar quais meios são importantes para
realizá-la. A proposta deve, ainda, refletir os conhecimentos de mundo de
quem a redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos
decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite os
direitos humanos: que não rompa com valores como cidadania, liberdade,
solidariedade e diversidade cultural.
As
informações desse texto foram retiradas do Guia do Participante do Enem,
elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). Vale a pena dar uma conferida para
ler todas as dicas e os exemplos de avaliação feitos pelos corretores oficiais
do exame.
Fonte: Guia do
Estudante